quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Anarco-Comunismo



Vale a pena ignorar as origens de classe para atingir a liberdade plena. Que 2010 seja um ano de reflexão em busca do Homem mais justo, mais sincero, mais autêntico, mais humano, mais tolerante, mais verdadeiro, mais pacífico.

É sempre um caminho inacabado, mas vale a pena começar a caminhar.

No século XIX já havia quem pensasse como a maioria ainda não pensa no século XXI

Tenho Vergonha de Mim


Retrato da nossa crise moral. Textos de Cleide Canton e Rui Barbosa. Declamação de Rolando Boldrin

Tenho vergonha de mim, seja eu brasileiro, português, angolano ou de qualquer outra nacionalidade.

Famílias Tradicionais do Porto



Alice Rios, jornalista e escritora, acabou de lançar o II Volume do seu livro "Famílias Tradicionais do Porto"

Não sei o que vale o meu conselho, provavelmente nada, mas digo a todos os amantes desta cidade maravilhosa que é o Porto, para lerem atentamente este livro, mas comecem pelo I Volume, de certeza que portuenses, e não só, não se vão arrepender de ler este livro de encantamento.

Feliz Ano Novo!

domingo, 27 de dezembro de 2009

Para Refectir


Não adianta chorar, porque não se pode remediar. Quem sofre são sempre os que ficam, se amam os que partem ou os que ficaram maltratados. Tudo o mais são lágrimas de crocodilo, e também não é necessário passar por isto (com culpas ou sem culpas) para ter a certeza de quem nos ama, porque a verdade bem sempre à tona, mais tarde ou mais cedo.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

NATAL

Para crentes ou crentes em outras religiões, ou simplesmente não crentes, como eu.

Com ou sem Árvores de Natal, Presépios, Pais Natal ou outros ícones alusivos à época que se vive no mundo cristão.

Desejo um Natal sem hipocrisia e que, num futuro próximo, a Humanidade, independentemente das suas crenças, consiga viver em igualdade, paz, harmonia e amor. Com tolerância para com as opções de cada um de nós!

São as diferenças que nos enriquecem, não as semelhanças. São as diferenças que nos obrigam a pensar, a encontrar alternativas. As semelhanças só nos podem levar ao comodismo e a criar fracturas com os que pensam de modo diferente. Um é o bom pensamento, outro o mau. Válido para ambos os lados, tudo depende da perspectiva e do número de adeptos que cada lado ganha.

Que o dito espírito de Natal seja algo que esteja presente em nós todos os dias e não hipocritamente num único dia do ano.

Que cada um de nós faça desta época um meio para se tornar um pouco melhor e consiga reflectir na prática do dia-a-dia os lindos pensamentos que partilhamos nesta altura.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Sonhos



Mas não tem revolta, não
Eu só quero que você se encontre.
Ter saudade até que é bom,
É melhor que caminhar vazio.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

DREN, DREC, DREL e AFINS


Estou a falar, como é evidente, das Direcções ditas Regionais de Educação.

Quando olhamos para os nomes pensamos tratar-se de um órgão descentralizador da Educação, mas na realidade estas Direcções Regionais não passam de correias de transmissão do órgão Central, isto é, o Ministério da Educação ou, como era vulgar ouvir-se há anos atrás, de cassetes do Ministério.

São órgão acéfalos, autênticos ninhos de boys for the job, armados em reizinhos, ou rainhas de contos de fada, ex-professores que normalmente, alguns deles senhores doutores, que não dão aulas há muitos anos, desligados da realidade docente e da prática pedagógica no terreno, ou ainda ex-presidentes ou ex-vice-presidentes de antigos Conselhos Executivos (assim se chamavam até ao ano lectivo anterior), agora Conselhos Directivos que, na sua maior parte foram recusados por incompetência pelos seu pares, quando a gestão das escolas era formalmente democrática, mas que agora à custa dos amigalhaços, das almoçaradas e jantaradas que proporcionaram enquanto ocupavam aqueles cargos, foram compensados pela sua incompetência.

Não pretendo generalizar no que diz respeito à competência, de certeza que estão lá muitos colegas com excelente qualificação e competência, que não acabaram os cursos ao domingo nem fizeram os célebres doutoramentos de Boston. Mas a verdade é que eu nunca vi um concurso público para admissão de professores para ocupar cargos em qualquer Direcção Regional.

Tudo se passa por convite, pelos amigalhaços, pela mediocridade dos oportunistas, pela estrada onde circulam os tais "chicos espertos", os ases das provas de perícia automóvel, sobretudo nas chincanes políticas. Claro para os cargos mais importantes, os cargos políticos, o próprio Governo escolhe os seus. Se o Governo mudar mudam os comissários, mas para os outros lá se arranja um lugarzito dentro do sistema, porque podem ser de outro partido, mas são todos porcos do mesmo lameiro.

Mas depois são estes que nos falam em exigência e numa cultura de excelência. Como resultado deste lamaçal lodoso passou-se de uma avaliação do serviço docente mau para um péssimo.

Nunca vi tanto oportunismo e bandalheira na avaliação do serviço docente dos professores como no ano lectivo anterior. Avaliadores à força, sem vocação nem capacidade para serem avaliadores. Outros que aproveitaram a oportunidade que lhes foi dada para se libertarem dos seus mesquinhos recalcamentos e aproveitarem para esmagar uns quantos coitados, sem critério nem isenção, apenas porque lhes interessava mostrar que aquelas figuras apagadas e baças eram, afinal, pessoas cheias de personalidade e tiveram aqui o incentivo que lhes faltava para revelarem todos os complexos de inferioridade e ignorância cultural e pedagógica de que padecem, assim como a sua incapacidade intelectual.

Para terminar não quero deixar de realçar que, apesar de tudo, nem todos entraram neste jogo e muitos tentaram, com as regras que lhes foram impostas, fazer um trabalho honesto, decente e competente, mas a esses não lhes serve esta carapuça.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Os Filhos Pródigos da Liberdade em Valongo

Por iniciativa da Biblioteca Museu República e Resistência de Lisboa, e com o apoio da Câmara Municipal de Valongo e da Escola EB 2/3 de Campo (Valongo), vai realizar-se no próximo dia 29 de Janeiro na Biblioteca Municipal de Valongo, com início marcado para as 21 horas, uma conferência/debate subordinada ao tema "Os Filhos Pródigos da Liberdade - A Oposição Democrática na Venezuela", com a presença de Camilo Mortágua.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Dia da Restauração


Bem bolado Seabra, eu até nem dei pelo dia da restauração, mas de facto fui comer fora.

Rauni Kilde

O depoimento da ex-Ministra da Saúde da Finlândia, Dra. Rauni Kilde, é muito claro e corajoso.