sexta-feira, 21 de março de 2008

Dia do Pai (19 de Março de 2008)


Um ano depois quem diria que ia encontrar de novo a felicidade e a alegria de viver.

Mas cá estou eu, pronto para novas descobertas e aventuras, junto dos que mais amo: companheira, filhos e neto.

Não esqueço nunca os amigos/amigas, mas eles/elas que me desculpem porque este dia, embora lhe chamem do pai, é para os filhos.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Parque Nacional da Peneda/Gerês

PessoalOs lobos querem-se em terras de lobos.























Para quem vive no bulício da cidade nada melhor do que um retemperador fim-de-semana no Parque Nacional da Peneda/Gerês.

Aqui vive-se o contacto directo com a Natureza no seu estado mais puro, ao qual ninguém pode ficar indiferente. Daqui regressamos com mais energia para enfrentar a mesquinhez do dia-a-dia.

Na terra dos sonhos só tu podes ser quem tu és, ninguém te leva a mal (Jorge Palma).

Fotos tiradas no Santuário da Senhora da Peneda, Castro Laboreiro e algures no Parque Nacional da Peneda/Gerês.

sexta-feira, 14 de março de 2008

MOVIMENTO PROFESSORES REVOLTADOS

Meus amigos!

"O comício nacional do PS marcado para o dia 15 de Março no Porto, que levará José Sócrates ao reencontro com as bases, foi transferido da Praça de D. João I para o Pavilhão do Académico, uma mudança que "protegerá" o líder socialista de qualquer imprevisto vindo da rua."

(Público, 06.03.08)

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Convocam-se todos os professores para, no dia 15 de Março, estarem presentes à porta do Pavilhão do Académico (Rua de Costa Cabral) às 15h 30m,

Concentração às 14h na Praça do Marquês de Pombal (Porto), não para "atacar" sua excelência, porque os professores não são arruaceiros!

Vamos dar-lhes mostras da nossa DIGNIDADE mas também da nossa IRREDUTIBILIDADE!...

Todos de NEGRO e em SILÊNCIO!... Os cartazes dirão o que se tiver a dizer!... Os meios de comunicação serão a nossa voz!


Acima de tudo, temos de mostrar que os vilões são eles!

  • Por uma carreira única!
  • Por uma avaliação formativa e não punitiva!
  • Pela melhoria de condições nas escolas!
  • PARTICIPA! DIZ PRESENTE!

"Vivo em roxo e morro em som!" Mário de Sá-Carneiro

quarta-feira, 12 de março de 2008

A Avaliação dos Professores

Como se pode avaliar professores, quando o Estado sistematicamente os "deseducou" durante 30 anos? Como se pode avaliar professores, quando o ethos do "sistema de ensino" foi durante 30 anos conservar e fazer progredir na escola qualquer aluno que lá entrasse? Como se pode avaliar professores, se a ortodoxia pedagógica durante 30 anos lhes tirou pouco a pouco a mais leve sombra de autoridade e prestígio? Como se pode avaliar professores, se a disciplina e a hierarquia se dissolveram? Como se pode avaliar professores, se ninguém se entende sobre o que devem ser os curricula e os programas? Como se pode avaliar professores se a própria sociedade não tem um modelo do "homem" ou da "mulher" que se deve "formar" ou "instruir"?

Sobretudo, como se pode avaliar professores, se o "bom professor" muda necessariamente em cada época e cada cultura? O ensino de Eton ou de Harrow (grego, latim, desporto e obediência) chegou para fundar o Império Britânico e para governar a Inglaterra e o mundo. Em França, o ensino público, universal e obrigatório (grego, latim e o culto patriótico da língua, da literatura e da história) chegou para unificar, republicanizar e secularizar o país. Mas quem é, ao certo, essa criatura democrática, "aberta", tolerante, saudável, "qualificada", competitiva e sexualmente livre que se pretende (ou não se pretende?) agora produzir? E precisamente de que maneira se consegue produzir esse monstro? Por que método? Com que meios? Para que fins? A isso o Estado não responde.

O exercício que em Portugal por estúpida ironia se chama "reformas do ensino" leva sempre ao mesmo resultado: à progressão geométrica da perplexidade e da ignorância. E não custa compreender porquê. Desde os primeiros dias do regime (de facto, desde o "marcelismo") que o Estado proclamou e garantiu uma patente falsidade: que a "educação" era a base e o motor do desenvolvimento e da igualdade (ou, se quiserem, da promoção social). Não é. Como se provou pelo interminável desastre que veio a seguir. Mas nem essa melancólica realidade demoveu cada novo governo de mexer e remexer no "sistema", sem uma ideia clara ou um propósito fixo, imitando isto ou imitando aquilo, como se "aperfeiçoar" a mentira a tornasse verdade. Basta olhar para o "esquema" da avaliação de professores para perceber em que extremos de arbítrio, de injustiça e de intriga irá inevitavelmente acabar, se por pura loucura o aprovarem. Mas loucura não falta.


Vasco Pulido Valente (2 de Março de 2008)

segunda-feira, 10 de março de 2008

10 de Março

Faz hoje um ano que, em resultado de um grave acidente de viação (choque frontal), estive em risco de vida.



Com força de vontade e com a ajuda dos meus filhos e dos verdadeiros amigos, fui ultrapassando as dificuldades e hoje estou recuperado fisica e mentalmente a praticamente 100%. Há ainda algumas pequenas mazelas que vão sendo solucionadas com o tempo e sobretudo com muita paciência.



É certo que assumo a responsabilidade total deste acidente. No entanto, não posso esquecer que, na altura, me encontrava muito fragilizado por causa de uma forte depressão e da qual resultou, primeiro a separação e posteriormente o divórcio da mulher que eu amava e pela qual julgava ser amado.

Não houve traições a não ser a de a minha ex-mulher insistir em dizer que me amava quando eu já sentia, pelo menos desde os últimos três anos, que as palavras dela não correspondiam ao que eu sentia.

Passei um período difícil, sobretudo porque mesmo após a separação e até mesmo após o divórcio continuou a não assumir claramente que se separava de mim porque tinha deixado de me amar. Esta tortura, consciente e/ou inconsciente, só terminou em Setembro quando, pela primeira vez admitiu, sem equívocos, que se tinha separado de mim porque tinha deixado de gostar de mim. Ora, isso já eu sabia há mais de 3 anos e, por isso, nunca mais voltei a questionar o assunto. Foi sempre isso que desejei que me dissesse para que eu pudesse ter paz.

Claro que toda esta situação me levou a cometer muitos erros, mas para quem não ama os erros são sempre entendido como ataques pessoais.

Finalmente entre Novembro e Janeiro consegui resolver tudo o que ainda me apoquentava em relação à pessoa em causa. Hoje dou-me bem com ela, mas não sou seu amigo, apenas a respeito como mãe da minha filha.

Quando se resolve um problema encontram-se facilmente outras saídas e em Fevereiro reencontrei uma antiga amiga.

Com o problema de fundo resolvido voltei a estar disponível para amar, sem angústias nem sentimentos de culpa. Bastava encontrar a pessoa que me aceitasse como sou, sem querer fazer de mim um simples pau-mandado ou transformar-me num clone de uma mentalidade pequeno-burguesa na qual me era impossível integrar, até porque há muito que deixara de ser amado. Eu já o sabia e disse-o muitas vezes, mas a mentalidade pequeno-burguesa prefere defender as aparências do que assumir a realidade.

Essa dificuldade em assumir a realidade prolongou a agonia de uma relação que há muito tinha terminado, porque o amor era unilateral.

Com a cabeça limpa voltei a ser a pessoa que sempre fui. Deixei de estar condicionado, de ter de me enquandrar em padrões de vida que não eram os meus e os quais abomino, porque a opção daquela que dizia amar-me nunca foi o de construir uma vida comigo, mas sim que eu me enquadrasse na vida dela e que tinha imaginado para nós. Eu era descartável: e/ou aceitava o seu modelo ou seria reduzido a cinzas. Não o fui, porque reagi e porque contei com o amor dos meus filhos e dos meus verdadeiros amigos.

É facil dizer que se ama. O difícil é demonstrá-lo.



Esta madrugada fui até ao local do acidente, não para relembrar o passado, mas para festejar o presente e celebrar o futuro.

Com um grupo de amigos e com a minha actual companheira deslocamo-nos até ao local do acidente.

A minha companheira, esta sim uma verdadeira companheira, porque está ao meu lado sem me impor condições nem me julgar e muito menos condenar antes ouvir a minhas razões, fomos até ao local do acidente.

Amar e ser verdadeiramente amado, sem subterfúgios nem falsas aparências, é assim que agora sinto e estou feliz com o rumo da minha vida. A meu lado está uma mulher completa que me preenche totalmente.



Fomos até ao local do acidente, abrimos uma garrafa de espumante (bruto como deve ser, porque o doce é um espumante falseado), onde brindámos ao presente e ao futuro. No final, simbolicamente, parti a garrafa contra o local onde o meu carro, há um ano, tinha ficado imobilizado, enterrando assim, definitivamente, o passado.




O passado ficou definitivamente arrumado. Viva a Vida.

Viver um dia de cada vez como se fosse o último é o meu lema e dele não vou fugir até que a morte me agarre e me desprenda da vida.

FIM! Ou será PRINCÍPIO?

domingo, 9 de março de 2008

Manifestação Gloriosa




Ontem, 8 de Março de 2008, foi um dia glorioso para os professores. Até eu, que já tenho alguma experiência em manifestações, senti uma emoção fora do normal.

Foi talvez a maior manifestação, ou pelo menos uma das maiores, que se realizaram no nosso país após os tempos áureos do PREC.

Os números variam entre os 80 mil e os 100 mil (números fornecidos pela polícia ou pelos organizadores). No entanto, estes números são irrelevantes, pois a manifestação foi enorme e a presença de professores foi altamente significativa, pois, no mínimo, estiveram presentes cerca de 70% do total de toda a classe docente.

O Ministério e o Governo não podem continuar cegos, surdos e mudos perante esta realidade e os professores não podem esmorecer na sua luta. Foi ganha uma batalha, a da mobilização, mas a guerra está ainda longe de estar ganha.

Muitos sacrifícios serão ainda pedidos ou exigidos aos professores, pois este Governo e esta política educativa já demonstraram à saciedade que é autista e fanática e ferida de défice democrático.

Todos os professores, ou pelo menos a sua esmagadora maioria, estão do mesmo lado: o da EDUCAÇÃO.

Amanhã, quando todos acordarmos da ressaca, temos de estar conscientes de que a luta continua e, por isso, temos de saber gerir este potencial, no sentido de exigirmos uma carreira única, um processo de avaliação justo, objectivo e formativo, com melhores condições de trabalho nas escolas, menos borucracia e a inclusão de todos os docentes no processo de ensino-aprendizagem segundo o mérito e não baseado no pressuposto de que os melhores professores são os que têm mais anos de serviço.

Por uma escola melhor, ao serviço da instrução dos alunos e que seja capaz de realmente abrir novas oportunidades para os alunos e não uma escola fazedora de clones obdientes e manipuláveis pelo poder político e/ou económico...

POR UMA ESCOLA VERDADEIRAMENTE DEMOCRÁTICA!

A LUTA CONTINUA!

segunda-feira, 3 de março de 2008

Professores em Luta

Do meu amigo Jorge Seabra recebi este mail, que agradeço, e que aqui deixo para vossa apreciação e comentário:

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Passem os elogios iniciais a Valter Lemos (é a primeira vez que ouço alguém referir-se ao nosso querido secretário de estado como alguém trabalhador, é mais conhecida a sua faceta de absentista, mas o Sr. Ramiro lá terá as suas razões para dizer o que diz), é bom saber algumas estórias da génese do processo de avaliação que está em causa (depois dos comentários de Rebelo de Sousa, ontem à noite na RTP, cada vez mais acredito qua a nossa Marilu e o seu séquito são carne para canhão, e que já estão "vivos" há demasiado tempo). Não deixem também de visitar o blogue "RAMIROMARQUES", clicando na hiperligação abaixo.

Publicada a 7 de Fevereiro de 2008: Citação de:

RAMIRO MARQUES

"Vou contar pela primeira vez um episódio que esteve na génese do processo de avaliação de desempenho dos professores. O secretário de estado, Valter Lemos, que eu conheço desde os tempos em que estudámos juntos na Boston University, já lá vão 24 anos, pediu-me para reunir com ele com o objectivo de o aconselhar nesta matéria. Tenho de confessar que fiquei admirado com o conhecimento profundo e rigoroso que Valter Lemos mostrou ter da estrutura e da organização do sistema educativo português.Enquanto estudante, habituara-me a ver em Valter Lemos um aluno brilhante e extremamente trabalhador, qualidades que mantém passados tantos anos. No início, fui um entusiasta da avaliação de desempenho dos professores pois considerava que manter o status quo era injusto para os professores mais dedicados e competentes. Nessa altura, eu encarava a avaliação dos professores como um factor de diferenciação que pudesse premiar os melhores e incentivar os menos competentes a melhorarem o seu desempenho.Fiz algumas reuniões de trabalho com a equipa técnica do ME e logo me apercebi de que a Ministra da Educação estava a engendrar um processo altamente burocrático, subjectivo, injusto e complexo de avaliação do desempenho que tinha como principal objectivo domesticar a classe e forçar a estagnação profissional de dois terços dos docentes. Ao fim de duas reuniões, abandonei o grupo de trabalho porque antecipava o desastre que estava a ser criado. Nas reuniões que eu tive com a equipa técnica do ME, defendi a criação de fichas simples, com itens objectivos, sem a obrigatoriedade da assistência a aulas, a não ser para os casos de professores com risco de terem um Irregular ou um Regular, e com um espaçamento de três anos entre cada avaliação. Hoje, passados três anos, considero que se perdeu uma oportunidade de ouro para criar uma avaliação de desempemho dos professores realmente objectiva, justa, simples e equilibrada. Em vez disso, criou-se um monstro que vai consumir milhões de horas de trabalho nas escolas e infernizar a vida de muitos professores, roubando-lhes a motivação e a energia para a relação pedagógica e a preparação das aulas."

Atenciosamente,

A Equipa do Sala dos Professores.


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DIA 8 DE MARÇO TODOS À MANIFESTAÇÃO NACIONAL EM LISBOA!

Eu estarei presente, e tu? Não entregues o ouro ao bandido!