domingo, 9 de março de 2008

Manifestação Gloriosa




Ontem, 8 de Março de 2008, foi um dia glorioso para os professores. Até eu, que já tenho alguma experiência em manifestações, senti uma emoção fora do normal.

Foi talvez a maior manifestação, ou pelo menos uma das maiores, que se realizaram no nosso país após os tempos áureos do PREC.

Os números variam entre os 80 mil e os 100 mil (números fornecidos pela polícia ou pelos organizadores). No entanto, estes números são irrelevantes, pois a manifestação foi enorme e a presença de professores foi altamente significativa, pois, no mínimo, estiveram presentes cerca de 70% do total de toda a classe docente.

O Ministério e o Governo não podem continuar cegos, surdos e mudos perante esta realidade e os professores não podem esmorecer na sua luta. Foi ganha uma batalha, a da mobilização, mas a guerra está ainda longe de estar ganha.

Muitos sacrifícios serão ainda pedidos ou exigidos aos professores, pois este Governo e esta política educativa já demonstraram à saciedade que é autista e fanática e ferida de défice democrático.

Todos os professores, ou pelo menos a sua esmagadora maioria, estão do mesmo lado: o da EDUCAÇÃO.

Amanhã, quando todos acordarmos da ressaca, temos de estar conscientes de que a luta continua e, por isso, temos de saber gerir este potencial, no sentido de exigirmos uma carreira única, um processo de avaliação justo, objectivo e formativo, com melhores condições de trabalho nas escolas, menos borucracia e a inclusão de todos os docentes no processo de ensino-aprendizagem segundo o mérito e não baseado no pressuposto de que os melhores professores são os que têm mais anos de serviço.

Por uma escola melhor, ao serviço da instrução dos alunos e que seja capaz de realmente abrir novas oportunidades para os alunos e não uma escola fazedora de clones obdientes e manipuláveis pelo poder político e/ou económico...

POR UMA ESCOLA VERDADEIRAMENTE DEMOCRÁTICA!

A LUTA CONTINUA!

4 comentários:

Anónimo disse...

Agora há que continuar unidos, não só contra esta avaliação mas tembém contra o Estatuto da Carreia Docente.
Neste momento a machadada seguinte nesta política de educação, que tem transformado este país num conjunto de analfabetos funcionais, e cuja responsabilidade não é dos professores mas dos sucessivos ministérios da educação seria a DEMISSÃO EM BLOCO DE TODOS OS CONSELHOS EXECUTIVOS, E A RECUSA DOS TITULARES E DOS CONSELHOS PEDAGÓGICOS EM REALIZAR A AVALIAÇÃO, POR FIM SE ISTO NÃO CHEGAR, GREVE ÀS AVALIAÇÕES DE 3º PERÍODO, COM ATRASOS DA SAÍDA DAS NOTAS, GREVE ESTA QUE CUSTARIA POUCO EM TERMOS FINANCEIROS AOS DEPAUPERADOS PROFESSORES E QUE COM UM DIA DE GREVE PODERIA-SE ATRASAR AS AVALIAÇÕES MAIS DE UM MÊS, BASTAVA CADA PROFESSOR FAZER GREVE UM DIA QUE AS AVALIAÇÕES ATRASAVAM IMENSO, NÃO DEIXEMOS ISTO PARAR.

Elisabete disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elisabete disse...

É preciso é acabar com os "eduquês". Os Professores devem parar a implementação dos últimos diplomas e propor as mudanças do sistema, a partir das suas experiências e do melhor conhecimento que têm da realidade da Escola portuguesa.
E não permitir que os "videirinhos" comandem a luta. Quanto aos Sindicatos, embora necessários, não se lhes pode dar a possibilidade de fazer acordos com o Ministério, embarcando em teorias pedagógicas que já deram o que tinham a dar. Também eles têm alguma responsabilidade no caos a que isto chegou.
O caminho é para a frente e é já!!!
Parabéns a todos! Começo a orgulhar-me dos Professores portugueses.

Lourdes disse...

Sim agora que já conseguimos estar unidos numa mega manifestação não podemos perder a oportunidade de exigir um ensino de qualidade para todos, onde se formem cidadaos concientes e não formatados.
As medidas do ministério só serão implementadas pelos professores, sem nós nada será feito, está na nossas mãos agora fazer exigências para termos qualidade e dignidade profissional.