sábado, 5 de abril de 2008

Salvemos o Bolhão!



O Mercado do Bolhão, situado mesmo no coração da Cidade do Porto, é um dos locais mais pitorescos da cidade. Podemos até considerar que se trata de um dos seus ex-libris.

Os políticos locais têm ideias megalómanas para o este espaço: transformá-lo num enorme e moderno Centro Comercial. Todos imaginamos os interesses que estarão por detrás destas ideias!

Como portuense não posso deixar de me indignar e, embora não seja do meu tempo, sempre ouvi falar da demolição do antigo Palácio de Cristal e da tacanhez e "parolice" dos políticos da época que decidiram a demolição daquele magnífico recinto para a construção de um Pavilhão de Desportos que tem estado praticamente abandonado e desaproveitado, quando este podia ter sido construido noutro local, preservando aquele edifício que marcou uma das épocas mais grandiosas da Cidade do Porto.



Hoje os políticos vestem outras fardas pseudo-democráticas, mas dispõem de meios bem mais sofisticados para enganar os pobres eleitores que ainda são levados na sua conversa, porque votam como quem gosta de um clube, sem ter em atenção que o que está em jogo é muito mais do que a paixão clubística.



O Bolhão é um impressionante e pitoresco espaço da cidade, onde reinam o convívio, a cor e os aromas. O Bolhão não pode desaparecer nem ser descaracterizado!





As flores, os frutos e os legumes!



















Os enchidos, a carne, o peixe, o pão, as especiarias e as gentes!













O Mercado do Bolhão não é só um problema dos que lá trabalham ou dos que habitualmente fazem lá as suas compras. O Bolhão é um problema de todos os portuenses, que não podem permitir que se lhes retire mais um pouco da sua alma.

É hora de acordar e dizer NÃO!

Claro que o Bolhão necessita de um restauro urgente, mas essa necessidade nunca pode permitir que se argumente com a sua demolição ou substituição, descaracterizando-o completamente.

Senhores políticos, se querem prestar algum serviço digno à cidade que não passe pela vaidade pessoal então empenhem-se em revitalizar e apoiar a baixa da cidade, devolvendo-a de novo aos portuenses. Portuenses exijam que os políticos vos devolvam a cidade que é vossa, não a deixem descarterizar, nem se deixem empurrar para a periferia. Esse, sim, seria um trabalho digno das pessoas que dizem amar a cidade e a sua história e as suas gentes.

Pela revitalização da baixa do Porto e do Mercado do Bolhão, PORTUENSES levantem-se! Estão a tentar destruir a nossa alma!



Ocupem as ruas e digam não a mais esta prepotência e cedência dos políticos ao grande poder económico!



Por uma política municipal ao serviço dos cidadãos e não dos grandes interesses económicos e financeiros.

Antes de atacarmos os políticos do Terreiro do Paço devemos ser severos para com os mesquinhos e vaidosos da política local.

----------------
Fotografias tiradas por Spiritwolf em 5 de Abril de 2008

4 comentários:

Anónimo disse...

Ora isto é que se chama um artigo a defender e a divulgar o Porto.
Diz aí a esses gajos pinta-paredes que eles precisam é de um murro no alto da testa.
Penso que vou furtar (estou chique) essa foto do presunto, chouriços, salpicão e etceteras... a da sardinha também.
Conheci bem o Bulhão e frequentava (lembro-te que vivi por aí durante quase 6 meses e até frequentava as Antas, mas só me apaixonei por coisas belas).
Por aqui de vez em quando "mato saudades" no Mercado da Lapa.. é que adoro esses espaços, adoro passear entre bancas e ouvir essa gente... bibam as mulheres do Bulhão, carago.
Abraço

Elisabete disse...

Grande reportagem fotográfica!
É isso mesmo:

SALVEMOS O BOLHÃO!!!

Anónimo disse...

Sinto-me muito feliz por ter partilhado todo esse dia e o fim-de-semana contigo. Amo-te muito.
Sal

ASB disse...

A minha contribuçâo dende Espanha.

Obrigado.

http://www.asegade.blogspot.com.es/2012/10/salvemos-o-bolhao.html