segunda-feira, 9 de junho de 2008

40 Horas Non-Stop

Photobucket

Em tempo de Euro 2008 desenrolou-se uma actividade cultural extraordinária nos jardins da Fundação de Serralves: 40 horas non-stop de arte e cultura.

40 Horas Non-Stop

Mesmo sem publicidade exagerada nas televisões e imprensa em geral, assistiram às diversas actividades mais de 80 mil espectadores. É certo que um canal local de televisão fez vários directos (RTP N), mas nada mais do que isso se comparado com a cobertura que foi feita antes e durante o Euro 2008. A cultura está viva na cidade do Porto.

Photobucket

Eu gosto de futebol e acho mesmo que, quando bem jogado, é uma arte. Mas os meus interesses artísticos e culturais não se esgotam, nem de perto nem de longe, no futebol. Também hoje o futebol tem muitos artistas, mas tem muitas mais negociatas e aproveitamentos políticos.

Para não ferir susceptibilidades de um ou outro bom amigo, não quero deixar de referir que assisti ao jogo Portugal-Turquia e que vibrei igualmente com a vitória da nossa selecção.

Infelizmente, só na manhã de domingo me pude deslocar a Serralves. As ruas limítrofes estavam apinhadas de carros, os milhares de pessoas que ali se deslocaram procuravam uma arte da sua época, actuante e denunciante. Não se sentiram defraudadas!

40 Horas Non-Stop

Os eventos foram eclécticos e não elitistas (pelo menos pelo que me foi dado observar), desde espectáculos para crianças a outros para um público mais adulto. Foi-me dado observar, no pouco tempo de que pude dispor para o efeito, a junção entre a cultura popular e a erudita, sem competição, mas com harmonia, porque cultura há só uma.

40 Horas Non-Stop

É o quinto ano em que se realiza este extraordinário evento. Para o ano não vou deixar de estar atento e tirar um proveito ainda maior deste fenómeno cultural.

4 comentários:

Anónimo disse...

Se eu não viesse comentar seria sinal de que recusava a provocação/desafio e ainda não estou em idade para desistir. Ai vibraste? Eu nem tanto, assim mais ou menos, faltou companhia... sózinho em casa,apenas com a Maria e a Piruças só deu para alegrar,claro, receber um beijo que o bandeirinha resolveu anular, beber uma, uma só, cerveja (o almoço tinha sido pesadote de feijão) e rogar pragas a um comentador de serviço que não fazia outra coisa do que lembrar que Pepe e Deco eram brasileiros. Voltando ao teu escrito, não propriamente a Serralves, é interessante essa ironia que usaste que até me fez lembrar o "outro" a quem por sinal ainda não deste as devidas cacetadas por colocar na marginalidade o clube e a cidade (indissociáveis)e até o próprio país. Esse é que se aproveita da euforia do futebol e ninguém lhe casca. Penso eu de que esse "fulano" é dos que está a ser mais beneficiado com a euforia do Euro. (repara que nada contra a instituição e sim contra quem preside).
Conheço-te o suficiente para não ser necessário lembrares-me a tua vertente cultural e que não te deixas absorver, agora o que eu não entendo é que teimes em dar a ideia de que o Euro é o mau da fita... será que Viena e a Áustria vão perder culturalmente com o Euro? Ou ganhar? Eu que, por exemplo, tento aproveitar o Euro para falar de outras coisas aprendi muito sobre a ex-União Soviética aquando dos Jogos em 1980 pela pena dos cronistas d' A Bola.
Coloca à janela o cachecol e depois conta-me como te sentes.
Abraço
Neves, AJ

Anónimo disse...

Faltou uma ligação em coloca à janela

Mário Monteiro disse...

O outro o PC, não está esquecido, de maneira nenhuma e, como sabes, não tenho nenhuma simpatia pelo homem, embora reconheça a importância do seu papel como dirigente do clube, mas eu não tenho deuses nem ídolos com pés de barro. Se o homem fez alguma coisa que prejudique o clube, então que seja condenado por isso, mas não misturem o PC com todos os portistas.

Voltando à carga aqui não se trata de amor clubístico, seja por que clube for, o meu, o teu ou o dos outros, mas sim por amor a Portugal o que, sem nacionalismos balofos, nada tem a ver com paixão clubística. Para finalizar o encerrar o tal artigo, digo e repito que não foi escrito a pensar em Portugal, mas sim num fenómeno e num aproveitamento POLÍTICO indevido que é feito através do futebol, seja em que país for. Gosto demais de futebol para não concordar com esse aproveitamento.
Pois eu assisti ao jogo com um grupo de amigo e bebemos cerveja, muita cerveja. LOLOL.

Aquele abraço do tamanho do oceano.

Anónimo disse...

Ok.. Ok...
Então e para ver se pões o caraças do cachecol na varanda (pode ser sem cuecas... essa foto parece ser duma casa portista... pelas meias, não pelas cuecas) vou puxar-te à solidariedade visto que estás sempre disposto.
Não achas que cá os "nós" que estamos longe do cantinho com uma avidez louca de mamar (numa mamadeira do Dão, então nem te conto) não merecemos um simples cachecol em solidariedade? Junta a tua à nossa voz, carago. E depois de sermos campeões da Europa voltamos às baleias, porreta, e a f... os c... ao Sócrates (eles não vão aprovar nenhuma lei fdp... também andam entretidos)
(e o Cavaco com o Dia da Raça? Eheheeh... Até parece que foi baptizado na minha santa terrinha)