segunda-feira, 2 de junho de 2008

Euro 2008


Sim é verdade, eu gosto de futebol.

Num estádio, ou mesmo no mais pequeno campo de futebol está lá tudo. Não tenho dúvidas um campo de futebol é um microcosmos privilegiado para observar o comportamento da besta humana.

Lá podemos fazer um estudo aprofundado sobre a condição humana, ver a grandeza e a pequenez do Homem.

O patriota e o apátrida, o fascista e o democrata, o passivo e o activo, o racista e o anti-racista, o honesto e o desonesto, o inteligente e o estúpido, o tosco e o artista, o culto e o ignorante, o pacífico e o violento, o bêbedo e o sóbrio, etc... etc... etc...

Por isso durante o mês de Junho vou assistir ao Euro 2008, vou observar a sociedade e observar-me a mim próprio, mas não vou ficar passivo, não vou colocar uma bandeira à janela da qual nem sei o verdadeiro significado.

Vou colocar uma bandeira negra na minha janela, porque essa, sim essa, eu sei bem qual o seu significado. Significa a minha revolta contra a demagogia da casta política que governa este mundo amorfo, mesquinho e ignorante, que está prestes a despertar. Sim, esta bomba de relógio vai estourar, não sei quando, mas vai estourar um dia, disso tenho a certeza.

Por isso em Junho vou assistir ao Euro 2008 com uma bandeira preta na janela, não de luto ou de tristeza, mas sim da minha revolta e da minha indignação.

10 comentários:

Guilherme Monteiro disse...

A Revolta começa já amanhã! Quando Alegre, Camilo Mortágua, companheir@s da Pintassilgo e o Bloco de Esquerda, se juntarem em Lisboa para celebrar Abril e Maio!
Sim, porque há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não e que não sai à rua de cravo na mão a horas certas e por isso celebra em Junho e no resto do ano, tanto Abril como Maio.
Tenho um orgulho enorme de ter sido um dos que pouco mais de uma centena, deram o sim para a constituição do Bloco de Esquerda.
Tudo farei para continuar a somar Esquerda à Esquerda e a atirar pedras para o charco!

Caiu uma pedra no charco,
Caiu um penedo no rio,
Caiu mais um barco da boa esperança no mar,
P'ra gente se agarrar.

Deixamos de ver as nuvens
Que nos tapavam o céu
Pudemos sentir de perto
A meiguice do tempo
Onde a gente se escondeu

É que hoje
Nasceu mais um dia.
É que hoje
Nasceu mais alguém.
É que hoje
Nasceu um poeta na serra
Com a estrela da manhã.

Foi quando os lobos uivaram,
Foi quando o lince miou,
As ovelhas não tinham fome
E a alcateia repousou.

E entre os uivos e os miados
O poeta abriu o choro.
E entre os vales e o cabeço,
Cavalgando uma alcateia
O poema deslizou.

Luís Represas
in Cais das Colinas, Trovante

Anónimo disse...

Pois eu por cá coloco Bandeira, VERMELHA de sangue, poder e força e VERDE de esperança. Coloco sim a MINHA BANDEIRA. Aliás já está à janela e não admito que me digam que estou longe. Estou tão perto quanto todos. Sinceramente que não entendo que neste preciso momento vás colocar "luto" pela borrada que a maioria fez num Outubro qualquer quando lá colocaram quem governa. Porquê agora? Cheira-me a "moda", se me faço entender. Porque não fazer boicote durante todo o ano excepto em Junho precisamente logo quando o Povo "inculto" ou "não intelectualizado" o petende? E que não me venham com a demagogia barata de que o futebol, leia-se Selecção Nacional, vai desviar a atenção ao Povo Português dos problemas reais. Isso passa-se é DURANTE O ANO com aquilo que chamam de paixão e que para mim é fanatismo à volta dos clubes. Quantas vezes não se come o que se deveria comer ou não se vai a este ou aquele evento com o filho e a mulher para ir assistir à porcaria dum jogo da Champions? Que se lixem os clubes, carago. Durante todo o ano come-se caviar e no mês do S. João e da Sardinha faz-se boicote? Ora porra, prefiro ser de orelha comprida.
Sério que não gostei dessa da Bandeira Preta... olha coloca-lhe a branco as letras AAC e talvez te salves.
Abraço verde e rubro.
Neves, AJ

Mário Monteiro disse...

Olha amigo, este meu post não tem a ver com a selecção, nem com Portugal, ou tem muito pouco, mas sim a ver com as modas, sim as modas, daqueles que esquecem os problemas do dia-a-dia e se sublimam no futebol. A bandeira não é de luto, mas de revolta. Revolta contra a casta política que adormece o povo, não contra o futebol, nem muito menos contra Portugal ou a nossa Selecção, é um pretexto (em Junho só se vai falar do Euro 2008) para fazer crítica social e política.

O mundo está em ebulição, mas a Humanidade ainda não sabe, ou não quer saber.

Lê outra vez o post.

Abraço meu amigo

Anónimo disse...

Li e reli e continuo a dizer que a bandeira negra não é oportuna. Concordo com as lutas, sei o que se passa no mundo... aí e aqui, nota bem... e tu apesar de estares desse lado também sabes o que se passa por aqui... é geral. Não concordo com essa forma de luta, mais nada.
Rebatendo-te: Quem é que vai falar só de futebol? Os jornais? Não os comprem.
As televisões?
Desliguem-nas.
Façam-lhes boicote. Boicote a toda a máquina. Nikes Adidas Coca-colas e todos os patrocinadores oficiais que nem sei quem são. À Uefa também.
Agora à Bandeira? Porque não uma indiferença? Não coloquem nada.
Repara que esse boicote raia a atestado de burrice a todo um povo ou julgas tu que o povo quer lá saber da bandeira preta? Povo Inculto? Nada... é "produto" como diria Aleixo.
Que se lute então durante o ano para o cultivar.
Que se façam campanhas para levar bandeiras pretas ao Dragão, à Luz e a Alvalade. (A Fátima também se necessário for).Continuo a ver as bancadas dos estádios coloridas e apinhadas. Por aqui essas imagens são sinal de "inveja" e de que tudo está bem, entendes? Em 2004 começou a saga "anti-bandeira" (até em Coimbra se levantou psicólogo que em escrito o mandei para a outra banda), em 2006 continuou ... porra está na hora de inventar outra (porque não abandonar a Língua e falar inglês durante todo o mês?). Eu, confesso, nunca fui de de içar bandeiras nem de cantar hinos (tirando as vezes na Escola Primária que me davam uma bandeirita para a mão e ia para a estrada agitá-la quando Salazar e seus pares lá passavam pela santa terrinha e quanto ao Hino também o cantava obrigatoriamente na Escola acompanhado do Angola é Nossa), mas agora a 8 mil Km de distância e com este "fdp" tão enorme que é o Atlântico a separar-me, te digo que levanto a Bandeira livremente e porque quero sem esquecer contudo o que se passa no mundo e, em especial, no pequeno rectângulo... e só não a levanto na verdadeira acecpção da palavra porque a minha filha me deve um "bandeirão" (talvez o traga este ano, penso eu de que...).
Aquele abraço
Neves, AJ
(ah pedia o especial favor de não me vires com a treta que a distância ou saudade mexeram com os neurónios... não estou doido)

target="blank" disse...

E que tal colocar bandeira portuguesa a meia haste?

Mário Monteiro disse...

Acho que continuas equivocado Neves, nada tem a ver com Portugal ou a Selecção, mas sim com o Mundo. A sugestão que dás é precisamente o que devemos fazer para mostrar a nossa indignação e revolta com o que se passa no Mundo, eu apenas usei uma linguagem simbólica.

Anónimo disse...

Equivocado? Para o estar ou eu não soube entender o que escreveste ou tu não conseguiste transmitir a mensagem. Estaremos a comunicar em "ondas" diferentes?
Ficamos por aqui então.
Abraço
Neves, AJ

target="blank" disse...

Agora que eu estava a gostar da discussão!...

Elisabete disse...

Os políticos são a porcaria que se sabe. E nós todos o que somos?

Mário Monteiro disse...

Somos a mesma merda se embarcamos na conversa deles.