quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Enigma da Vida



Há coisas que se ouvem e vêm que não podemos deixar de registar e também de partilhar com os outros.

Deixo-vos aqui estas pequenas reflexões, das quais desconheço o autor, por isso sofreram apenas uma ou outra pequena alteração para se enquadrarem mais no meu modo de ver e pensar as coisas.


-----------------------------------------------

Hoje a minha vida começa.


Passei toda a minha vida sozinho, não passava de um miúdo fala-barato.

Hoje torno-me um Homem.

Hoje torno-me responsável para com outra pessoa que não eu, seja ela qual for, um filho, um amigo, um colega, um aluno, qualquer pessoa…


Hoje torno-me responsável para com o futuro, para com todas as possibilidades que ele me possa oferecer.

Aconteça o que acontecer, estarei preparado para qualquer coisa, para tudo.

Para enfrentar a vida.

Para enfrentar o amor.

Para enfrentar a possibilidade e a responsabilidade.

Hoje começa a minha vida e mal posso esperar.

Nunca sabemos que o grande dia da nossa vida é o grande dia, só quando está a acontecer.

Nunca reconhecemos o grande dia da nossa vida, só quando estamos a vivê-lo.

O dia em que nos comprometemos com algo ou com alguém.

O dia em que nos partem o coração.

O dia em que conhecemos a nossa alma gémea.

O dia em que percebemos que não há tempo suficiente, porque queremos viver para sempre.

São esses os grandes dias. Os dias perfeitos.

Passamos a vida preocupados com o futuro.

A planear o futuro. A tentar prever o futuro.

Como se saber pudesse aparar o golpe, mas o futuro está sempre a mudar.

O futuro alberga os nossos maiores receios e as nossas maiores esperanças.

Mas uma coisa é certa, quando por fim se revela, o futuro, nunca é como o imaginamos.

7 comentários:

Graciete Rietsch disse...

É verdade Mário o futuro nunca é como o idealizamos. Temos que o viver dia a dia e lutar para que os nossos filhos, netos, bisnetos...o possam encarar com mais alegria e confiança. Mas eu e tu também tivemos um dia quase perfeito na nossa vida o 25 ABRIL 1974. Beijos.

Katia disse...

Deixemo-nos levar pelo futuro. Não será, de repente, como o idealizamos, mas, com certeza, sofreremos menos. Moldemos em nossa mente e coração, como o queremos que seja. Já será meio caminho andado para a nossa satisfação.
Beijo

Anónimo disse...

É verdade. "O futuro, nunca é como o imaginamos". Vivemos no sonho do que será o futuro. Vivemos numa constante ilusão. Deixamo-nos embalar por essa ilusão, por esses sonhos que nos mantêm vivos e, à medida que vamos avançando, o futuro nunca é como o sonhamos, nunca é como o projectamos. É um futuro cruel, que arrebata todos os nossos sonhos, todas as nossas esperanças.
O tempo voa... Será que algum dia vamos, finalmente, encontrar no futuro, um momento como imaginamos!
Um abraço.

Mário Monteiro disse...

Tudo depende caro anónimo, talvez sim, ou talvez não, mas nunca podemos fechar as portas...

Anónimo disse...

Estou de acordo consigo.
Nunca fechei as portas. Talvez por acreditar que, no futuro, perto ou distante, encontrarei o que eu tanto quis e imaginei; as minhas portas, neste momento, estão mais abertas do que nunca e, por elas, só entrará o que me fizer feliz, o que me devolver a paz e o meu eterno sonho: O VERDADEIRO AMOR.
Um abraço.

Mário Monteiro disse...

Porquê anónimo? Porque não um nome?

Abraço

Mário Monteiro disse...

Caro/Cara Anónimo(a), poderia criar um nickname e um email, se não quiser usar o seu pessoal, para o email que está na foto de título deste blog.

Parece que partilhamos algumas ideias que eu gostava de aprofundar.

Quando é que sabemos que chegou o verdadeiro amor? Não pode já ter chegado e simplesmente o desperdiçamos?