sábado, 31 de outubro de 2009

Halloween


A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália, a Grã-Bretanha e a Irlanda, entre os anos 600 a.C. e 800 d.C.

Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de Outubro e 2 de Novembro e marcava o fim do Verão (samhain significa literalmente "fim do verão").

Entre o pôr-do-sol do dia 31 de Outubro e o nascer-do-sol de 1 de Novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome actual da festa: Hallow Evening -> Hallowe'en -> Halloween.

Rapidamente se conclui que o termo "Dia das Bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.


Fonte: Wikipédia

----------------------------------------------------

Esta noite "mágica", em que a Lua estará praticamente cheia, será uma noite de lobisomens.

1 comentário:

Seabra disse...

COMO FEZ COM QUASE TODAS AS FESTAS DOS CALENDÁRIOS "PAGÃOS", A IGREJA DE ROMA APROPRIOU-SE DA DATA E INSTITUIU NO SÉCULO XVIII O DIA DE TODOS OS SANTOS , QUE CURIOSAMENTE ERA CELELBRADO ATÉ ENTÃO A 13 DE MAIO, ABOLINDO OBVIAMENTE O HALLOWEEN! A NOITE DE 31 DE OUTUBRO, ÚLTIMA NOITE DO ANO NO CALENDÁRIO CELTA, ERA CELEBRADA COMO O FINAL DO VERÃO E DA SUA FERTILIDADE.