quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

NATAL

Para crentes ou crentes em outras religiões, ou simplesmente não crentes, como eu.

Com ou sem Árvores de Natal, Presépios, Pais Natal ou outros ícones alusivos à época que se vive no mundo cristão.

Desejo um Natal sem hipocrisia e que, num futuro próximo, a Humanidade, independentemente das suas crenças, consiga viver em igualdade, paz, harmonia e amor. Com tolerância para com as opções de cada um de nós!

São as diferenças que nos enriquecem, não as semelhanças. São as diferenças que nos obrigam a pensar, a encontrar alternativas. As semelhanças só nos podem levar ao comodismo e a criar fracturas com os que pensam de modo diferente. Um é o bom pensamento, outro o mau. Válido para ambos os lados, tudo depende da perspectiva e do número de adeptos que cada lado ganha.

Que o dito espírito de Natal seja algo que esteja presente em nós todos os dias e não hipocritamente num único dia do ano.

Que cada um de nós faça desta época um meio para se tornar um pouco melhor e consiga reflectir na prática do dia-a-dia os lindos pensamentos que partilhamos nesta altura.

8 comentários:

tsiwari disse...

Um Natal sossegado, na toca ...


:)

Olmanita disse...

SEmpre de acordo com esta postura!...
Beijos

6,9 bem disposto ou 9,6 cansado disse...

1º é impossivel que o "nada existencial" seja despertado do seu eterno sono da inexistência para produzir o mundo existente. 2º, o vácuo existencial nunca poderá ser assombrado pelo pesadelo da realidade, pois é eternamente estéril.só a existência pode construir, gerar e conceber a existência. Deus ama o ser humano como a si mesmo. o território da sua emoção é tão embriagado de sentimentos que ele se preocupa com o sofrimento da humanidade a um nivel mais elevado do que a teologia alguma vez supos. porém Deus não intervém nas mazelas humanas como gostariamos, ou inter~´em de uma maneira que não compreendemos, ou a uma velocidade diferente da que desejamos.

6,9 de intensas emoções e bons sentimentos disse...

Ele vê os eventos existenciais além dos parenteses do tempo, de modo completamente distinto de como nós o vemos.nós vemos a temporalidade da vida, Ele vê a eternidade. nós queremos aliviar o sofrimento imediato, Ele procura uma solução definitiva e completa. sofrer dias ou anos tem um peso enorem para os mortais, mas fracções de segundo perante o projecto eterno e inextinguinvel. nele nã há espaço para dor nem para pranto. a vida é um eterno prazer, um jardim de sonhos, uma fonte de aventuras.

monge de singeverga disse...

não é o facto de alguém não crente em Deus que faz com que ele n~ºao exista, ássim como não é o facto de alguêm crente que o faz existir.xicoração

eram p´ra ai sete e pico disse...

Mais uma vez eu tropecei com uma verdade que não compreendi. Julguei-me perdido, julguei descer ao fundo do desespero e, uma vez aceite a renúncia, conheci a paz. Parece que naqueles momentos nos descobrimos a nós próprios e nos tornamos nossos amigos. Nada mais poderia prevalecer contra um sentimento de plenitude que satisfaz em nós não sei que necessidade essencial, que desconhecemos.
(Saint-Exupéry, Terra dos Homens)

A esperança adquire-se. Chega-se à esperança através da verdade, pagando o preço de repetidos esforços e de uma longa paciência. Para encontrar a esperança é necessário ir além do desespero. Quando chegamos ao fim da noite, encontramos a aurora.
(Georges Bernanos)

A pior coisa que pode acontecer a um povo é perder a vontade de perdurar: os filhos são a forma humana da esperança.
(Joaquín García-Huidobro)

Graciete Rietsch disse...

Querido Mário eu não atribuo ao Natal qualquer significado especial.É um hábito. É dia ds ser bom, como diz o grande poeta,físico, cientista(ANTÓNIO GEDEÂO).O que eu gostava é que todos esses pensamentos de solidariedade e amor se instalassem para sempre no ser humano e originassem um outro mundo em que todos os dias fossem Natal para todos. Um beijo.

Brinquinho da cantareira disse...

GRANDE SOMMMMMMMMMMMM:)