sábado, 15 de dezembro de 2007

Amor e Outros Desatres


Esta noite fui ver, com uma grande amiga, uma comédia romântica: "Amor e Outros Desastres".

Foi uma surpresa, rimo-nos e reflectimos sobre o que vimos. Um filme aparentemente ligeiro, mas cujo conteúdo deve ser analisado com mais profundidade.

Não vou resumir aqui a história do filme para não estragar a surpresa que, acreditem, é agradável.

Ficaram-me a bater na cabeça uma ou outra afirmação, das quais destaco, mais ou menos literalmente a seguinte: "o verdadeiro amor é algo que se vai construindo e não um acontecimento".

O Amor não é uma coisa que bate num momento, não é um flash, isso não passa de impulsos físicos. O amor não é estabelecer metas em relação ao futuro, o amor vive-se no dia-a-dia, ou simplesmente não se vive, porque não existe.

O amor é aquilo que se constrói ou destrói ao longo de um conhecimento mais profundo do outro e de si próprio, muitas vezes o impulso, a atracção física, mascara o verdadeiro amor, outras vezes pelo contrário.

Para mim não há amor sem paixão, mesmo que ele comece por um impulso a paixão deve estar sempre acesa, quando ela se extingue, pelo menos de um dos lados, a relação já não passa de uma farsa, porque amar não é unilateral.

Viver apaixonadamente, entre ambos, é o alimento fundamental para a consolidação de uma relação amorosa, doutra forma as sucessivas desilusões com um relação ideal que se pré-estabeleceu ou pré-concebeu, só tem um fim possível: o aniquilamento da relação, mais ou menos dolorosa, mais ou menos demorada, tudo depende dos sentimentos de cada um, mas não tem outra saída a não ser o seu fim.

Quando essa paixão foi ou teve momentos de grande intensidade, mas chega ao fim, nunca mais existirá qualquer tipo de relação entre os antigos amantes apaixonados. É impossível conviver com alguém por quem fomos apaixonados, o sentimento de desilusão em relação a essa pessoa é tão grande que o tudo passou a significar nada.

Vejam o filme, não vão perder o vosso tempo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Podias levantar um pouco o véu dessa história de amor, topas ó meu?

Mário Monteiro disse...

Qual véu? Qual história? É um filme,mais nada, vê o filme e tira as tuas próprias conclusões. Quem és tu? Porquê o anonimato?

Anónimo disse...

Lobo irritadiço... o anonimato é para te aguçar as orelhas... não sei se o filme já atravessou o Atlântico e não me interessa a história dele pra nada... topaste agora ou queres desenho?

Anónimo disse...

Não sei se concordo muito com o teu penúltimo parágrafo...
É evidente que pode demorar...mas o carinho, o afecto e a ternura, como é que desaparecem???!!!
beijos

Mário Monteiro disse...

Eu compreendo o teu comentário Sagitariana. Não sei como essas coisas desaparecem, provavelmente continuam bem vivas cá no fundo, mas neste momento é o que sinto e não quero sentir outra coisa.
Quero simplesmente continuar o meu caminho.