sábado, 15 de dezembro de 2007

Pai


Eras um "velho" e austero republicano. Faz hoje precisamente 21 anos que morreste, tinhas 86 anos.

Quando nasci já ias a meio caminho dos 60 anos, nunca tivemos uma relação fácil. Não me lembro de um carinho, não me lembro de uma palavra, recordo muitas críticas.

Eras um homem bom, com príncipios muito válidos e um carácter muito forte, mas paraste no tempo, ao contrário da mãe, que se manteve sempre jovem e actual, tu ficaste amarrado aos teus princípios. Rígidos princípios.

Não percebeste que, à tua volta o mundo mudava e que a minha geração nada tinha a ver com a tua, nem com a dos meus irmãos. Fui um filho tardio de um pai que não conseguiu acompanhar a evolução do tempo.

Sei que me amavas, penso que me amavas, eu amei-te e amo-te. Discordei muitas vezes de ti, tentei aproximar-me, sem êxito. Havia um muro intransponível.

No entanto, tal como tu não sabias demonstrar o amor que me tinhas, eu também não soube mostrar-te o quanto te amava e, fica a saber, hoje a minha matriz tem muito a ver contigo. Tenho ainda alguma dificuldade em demonstrar quanto amo as pessoas, mas luto contra esse fantasma e hoje, a vida e as minhas vivências, ensinaram-me, que nunca devemos esconder o que sentimos pelos outros: os filhos, uma companheira, os amigos e amigas. Neste aspecto sou agora, para minha felicidade, muito diferente de ti.

Mas devo-te muito mais do que a vida que ajudaste a dar-me. Muitos dos teus prinicípios, são os meus princípios, mesmo que nunca o tenhas percebido.

Tento ser tão recto quanto tu, mas não tenho medo de cometer erros, não me sinto detentor da verdade, há muitas verdades. Tento fazer o bem, sabendo que muitas vezes faço mal, mesmo que não o queira fazer. Tento ser verdadeiro, mas tenho consciência que nem sempre o consigo ser totalmente. Tento ser autêntico, mesmo que essa autenticidade me prejudique, porque eu sou uma pessoa, não um ser infalível.

Pai, nunca é tarde para reconhecer que erramos, como nunca será tarde para dizer que te amei e que te amo.

A tolerância? Bem essa, desculpa, mas foi da mãe que a bebi.

Amo-te Pai.

6 comentários:

Guilherme Monteiro disse...

Bonito!

Anónimo disse...

Fiquei sem palavras, mas para veres aquilo que sinto as lágrimas não param de correr. Amo-te pai.

Anónimo disse...

Redacção corajosa.

Elisabete disse...

Ainda bem que vais conseguindo mudar a matriz e perder a vergonha de mostrar o que sentes.
Não é fácil... até porque é ténue a barreira entre o que sentimos e aquilo que dizemos porque queremos agradar ao outro.
É verdade que existiu sempre, em ti, esse sentimento de seres incompreendido pelo teu pai. Tenta desculpá-lo agora. O tempo em que se formou não tinha nada a ver com o tempo em que cresceste.
O teu pai era um homem bom e duma rectidão acima de qualquer suspeita. Não é fácil ser tolerante quando se é assim.

Olmanita disse...

Fiquei, de novo, emocionada, relembrando o que a nossa infância teve de comum e proximidade. Também recordo essa austeridade do avô, mas não poderei nunca esquecer o "velhinho" que nos contava (aos quatro- tu, eu, a minha irmã e o meu irmão)as "Histórias da Gatolândia"... E nós ouvíamos com muita atenção... Ele sentado num sofá amarelo, na Rua do Covelo. E nós, crianças ainda, sentadas no chão, ouvíamos... as histórias que se perderam no tempo.
Também recordo aquele passeio no pinhal do Mindelo (tinha eu 8 anos)... e com ele foi um grupo de crianças que connosco passava férias.
A avó também me ensinou a tolerância, mas cabe-nos a nós fazer do passado o ressurgir daquilo que foi realmente positivo e por isso bom...
Um beijo muito grande para ti.
Olga

poesia_contemporânea disse...

Ao ler a tua bonita produção, lembrei-me de muitas palavras pronunciadas pelo meu Pai, acompanhadas de gestos que podem parecer innsignificantes, e que me conseguiram e conseguem proporcionar momentos felizes!
Ainda bem que continuo a partilhar com ele grandes fatias de felicidade!
Também eu amo o meu PAI!

Ana Afonso