quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O Rei vai Nu

Ouvi esta manhã no noticiário que o Senhor José Sócrates afirmou que os Professores não querem ser avaliados.

Fiquei estupefacto. O rei da demagogia e do populismo serôdio, o príncipe da casta política, tenta atirar com poeira para os olhos dos Portugueses. Já não bastava termos de aturar uma Dona Maria de Lurdes que, completamente baralhada das ideias pede, em plena Assembleia da República, desculpa aos Professores, mas nada faz para emendar o seu erro. Sim porque só se pede desculpa quando se reconhece que se errou e as desculpas servem para emendar o erro, não para o acentuar.

Quem não quer ser avaliado é o senhor engenheiro de pacotilha, cuja licenciatura já foi amplamente glosada a seu tempo.

Os Professores nunca disseram que não queriam ser avaliados, bem pelo contrário, querem sim uma avaliação testada no terreno, desburocratizada, justa, equilibrada, objectiva, formativa e que acrescente algo à qualidade do ensino. Nada disto é o que está descrito no actual diploma sobre a avaliação dos Professores.

Os Professores querem ser parte activa e não agentes passivos da avaliação. Os Professores querem ser cidadãos.

Os Professores lutam por um Estatuto da Carreira Docente que dignifique a profissão docente. Lutam por uma avaliação honesta porque despida de factores subjectivos tanto quanto possível e regida por princípios pedagógicos e científicos e não economicistas. Lutam por uma escola apetrechada e equipada para os novos desafios do desenvolvimento. Lutam por uma Escola que ande à frente e não a reboque da sociedade. Lutam pela melhoria da qualidade do ensino em geral e pela formação de cidadãos, não de seres acríticos e facilmente manipuláveis pelo poder.

A ignorância e o obscurantismo tem os dias contados o futuro será dos que se orgulharão de ser cidadãos de corpo inteiro.

Este, ao contrário do outro Sócrates, só sabe que tudo sabe. Este é o protótipo da arrogância, da demagogia. Este usa a oratória de forma exímia com o fim último de politicamente enganar, ludibriar, tal como qualquer menino mimado que não gosta de ser contrariado, julga-se mais esperto do que os outros porque consegue que eles façam aquilo que ele pretende.

Não, o Senhor Sócrates não conseguirá continuar a enganar os Portugueses. Já dizia Churchill: "há quem consiga enganar muita gente durante muito tempo, mas ninguém consegue enganar toda a gente durante todo o tempo".

Já lá vejo ao longe o cavalo branco, em cima dele cavalga o rei mas, ao contrário do que pensa, o rei vai nu.

7 comentários:

Guilherme Monteiro disse...

E a recepção dele ontem em Ponte de Lima?! Aqueles miúdos todos a correrem para lhe dar beijinhos e abraços e pedir autógrafos... Aquilo foi tudo orquestrado!!!! Depois de a ministra ter levado com ovos em cima, em Fátima, vem ele também provar que afinal há estudantes q gostam muito dele!!! De certo, passou numa qualquer "Casa Pia", e pagou com Magalhães ao pessoal, para virem fazer aquele triste espectáculo! Explorados sexualmente por uns, explorados politicamente por outros! Só se esqueceu, é dos alunos de Olhão! É que à mesma hora em que o Pinóquio Português fazia teatro, em Olhão, alunos que não tinham sido informados do cancelamento da visita da ministra, aguardavam por ela, para novo protesto!!!

Morre Sócrates, morre! PUM!

Guilherme Monteiro disse...

Correcção:

Onde se lê Fátima no comentário anterior, deve ler-se Fafe!

Elisabete disse...

Muito bem dito. Apoiado!!!!

Anónimo disse...

O lápis azul continua a exercer o seu poder, em tonalidades rosa velho com matizes de negro carregado. Quando os media abordam a questão da insatisfação dos professores só se discute a avaliação (estive agora a ver um programa na Sic Notícias, e a conversa é sempre a mesma). Na minha opinião, a manifestação de dia 15 deveria ser massiva: os portugueses têm o direito de saber que a luta dos professores não é só contra este modelo de avaliação, outros valores mais altos se alevantam. Leio jornais, revistas, ouço programas de rádio, vejo programas de televisão e ouço o poder dos media a sair pelas goelas dos leigos: “os professores manifestam-se porque nunca foram avaliados e agora que vão ser estão contra tudo o que o ministério lhes exige”. Estamos a viver tempos de pura e dura ditadura, o direito à informação foi definitivamente cerceado. Vou divulgar o seu texto, mas sinto-me impotente (por tudo o que ouço à minha volta) para abrir os olhos a quem os continua a manter, passe a redundância, fechados.

Anónimo disse...

(é o mesmo anónimo de há bocado): em relação ao que é divulgado nos media, existem algumas honrosas excepções, como o artigo de Manuel António Pina no JN de ontem (http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?opiniao=Manuel%20Ant%F3nio%20Pina), mas também quem é que lê?

Unknown disse...

Obrigado amigo anónimo, estás à vontade para divulgar o que quiseres que eu escreva aqui

Mário Monteiro disse...

pois aquele é o meu verdadeiro nome