sexta-feira, 17 de abril de 2009

Tinariwen

Tuareg Blues.
Simplesmente extraordinário. Ouçam!

5 comentários:

Unknown disse...

Tuareg, tão perto estive deles!!! Lindo Mário! Que junção fabulosa do Carlos Santana com estes habitantes do Sahara da Líbia!
És o máximo!
Um abraço
Alexandra

Mário Monteiro disse...

do Mali

Unknown disse...

Meu querido amigo Mário,

Se me permites, esperando que não leves a mal, por isso, peço desde já que aceites as minhas desculpas,
eu não estava assim tão errada, mas tu também estás certo.
Quanto às suas origens,estas parecem perdidas no tempo. Uns atribuem-lhes ascendência egípcia, outros,iemenita,etc,etc. Mas,a maioria acredita tratar-se de um povo berbere,os antigos habitantes do Saara.
Porém,os tuareg consideram-se descendentes dos garamantes(Antigo povo da Líbia).
Segundo consta esse povo já era inteligente e poderoso. Ao tentarem invadir o Egipto perderam a grande batalha e viram-se obrigados a fugir.
A maioria desse povo fixou-se sobre as areias, dominando o deserto.
No entanto,os Tuareg enfrentaram vários problemas em aceitar as fronteiras de cinco Estados - Argélia, Mali, Líbia, Níger e Burkina Fasso - estabelecidas, nos tempos coloniais, em territórios que sempre lhes pertenceram.
Foram expulsos da Argélia em 1986 e obrigados a sair da Líbia em 1990. Os Tuareg viram-se obrigados a refugiarem-se no Níger e no Mali.
Para nós, povos sedentários, é muito difícil compreender a vida nómada dos Tuareg, pois ainda não tiveram a chance de encontrar um território para si, numa imensa região que lhes pertenceu durante séculos. Encontrarem um território onde possam estabelecer-se e conservar o estilo de vida que lhes é próprio, desde tempos imemoriais...

Afinal a tua amiga também sabia alguma coisa! Pouca, muito pouca, comparando contigo.
Um beijinho e um grande abraço.

Mário Monteiro disse...

Eu sei, mas estes Tinariwen são do mali

Unknown disse...

Pois são. Foram os Tuareg que se refugiaram no Mali. Os Tinariwen é uma banda composta por ex-rebeldes Tuareg que se refugiaram no Mali.
Jinhos para o meu amigo.