sábado, 16 de maio de 2009

Como Circular nas Rotundas

4 comentários:

Seabra disse...

ESTE DIAGRAMA, SUPOSTAMENTE EMANADO PELA EX-DGV, NÃO TEM NADA A VER COM O NOVO CÓDIGO DA ESTRADA, QUE NÃO PROÍBE A CIRCULAÇÃO PELA FAIXA DA DIREITA, PELO CONTRÁRIO OBRIGA. AS FAIXAS INTERIORES DA ROTUNDA SERVEM PARA TOMAR OUTRAS SAÍDAS, CASO A PRÓXIMA ESTEJA OCUPADA (ULTRAPASSAR, COMO NUMA VIA NORMAL). A MAIOR PARTE DOS ACIDENTES OCORREM EM MUDANÇAS DE FAIXA, ACRESCENDO QUE QUANTO MAIOR FOR O RAIO DE VIRAGEM MAIS ADERÊNCIA TEM O VEÍCULO. CORTAR AS ROTUNDAS PELO INTERIOR SÓ ATRAPALHA QUEM CIRCULA E QUEM QUER ENTRAR NA ROTUNDA.

VALDRAGON disse...

O código é omisso relativamente a circulação em rotundas, contudo, a DGV chegou a emitir um nota a clarificar a situação. Eu trabalho numa escola de condução e ensino o meus alunos do seguinte modo: 1ª e 2ª saída sempre por fora, 3ª e restantes vou entrando para as vias mais interiores conforme a necessidade. Eu, bem como os meus colegas ensinamos assim e é isto que é exigido em exame! Antes da tal nota da DGV que referi era muito comum os instrutores ensinarem a fazer a rotunda sempre por fora.

Mário Monteiro disse...

Obrigado pela vossa participação, de facto era necessário que, de uma vez por todas, quem de direito esclarecesse devidamente este assunto. Este não é um tema político, que sirva para os respectivos jogos florais,por isso não pode ser dúvia a interpretação, mas sim objectiva.

Mário Monteiro disse...

a lógica é circular como o indicado pelas setas azuis, mas também já ouvi dizer que a lógica é uma batata