segunda-feira, 7 de maio de 2007

Aquilino Ribeiro

Em 1963, após doença súbita morre, no Hospital da CUF. Aquilino Ribeiro tinha 78 anos.
Comemoravam-se os 50 anos de actividade literária do autor e, nessa mesma data, a censura comunicava à imprensa que não podia falar das homenagens de que estava a ser alvo Aquilino Ribeiro.

Escritor português natural de Carregal de Tabosa, concelho de Sernancelhe, Beira Alta, onde nasceu a 13 de Setembro de 1885.

Aquilino Ribeiro é um dos autores portugueses que está injustamente esquecido, muito lido em vida a sua obra foi sendo sistematicamente esquecida após a sua morte.

Está na altura de recuperar este grande vulto da literatura portuguesa do século XX.

Deixo-vos aqui alguns links com dados biográficos sobre Aqulino Ribeiro:

Figuras da Cultura Portuguesa
Aquilino Ribeiro
As pessoas são a sua região (por lapso neste site é indicada como data da morte de Aquilino Ribeiro 27 de Maio e não 7 de Maio)
Literatura Portuguesa

A vida somos nós que a fazemos. O homem passa metade da existência a tornar a outra metade miserável.
in "A Via Sinuosa"

4 comentários:

Anónimo disse...

Nada melhor que uma viagem a Terras do Demo para retemperar.
Abraço

Anónimo disse...

Meu Caro SPIRIT.

Viva.
MaNdei-te dois mails com frases do AQUILINO.
Um abraço do
João

tsiwari disse...

Confesso que não é das minhas leituras regulares...


Bem lembrado.

[[ ]]'s

Anónimo disse...

Aquilino faleceu a 27 de Maio de 1963 e não a 7 de Maio. Tenho aqui à minha frente o jornal com a notícia da sua morte e que transcrevi no meu blogue. De qualquwer modo o blogue é interessante.