quarta-feira, 9 de maio de 2007

Nelson Mandela

Nelson Mandela foi eleito em 1994 presidente da África do Sul, tornando-se no primeiro negro a assumir a chefia daquele país.

Mandela liderou a transição do regime de minoria branca, o apartheid, para um regime de maioria democrática. Lutador incansável pelos direitos humanos na África do Sul e a nível internacional, Nelson Mandela é uma das figuras mais importantes da história contemporânea.

1 comentário:

Anónimo disse...

MANDELA,

Nelson Rolihlahla Mandela (Qunu, 18 de julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999.

Principal representante do movimento anti-apartheid, como activista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista.

Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito.

Como jovem estudante do direito, Mandela se envolveu na oposição ao regime do apartheid, que negava aos negros (maioria da população) direitos políticos, sociais e económicos.

Uniu-se ao Congresso Nacional Africano (conhecido no Brasil pela sigla portuguesa, CNA, e em Portugal pela sigla inglesa, ANC) em 1942, e dois anos depois fundou com Walter Sisulu e Oliver Tambo (entre outros) uma organização mais dinâmica, a Liga Jovem do ANC/CNA.

Depois da eleição de 1948 dará a vitória aos afrikaners (Partido Nacional), apoiantes da política de segregação racial, Mandela tornou-se activo no CNA, tomando parte do Congresso do Povo (1955) que divulgou a Carta da Liberdade - documento contendo um programa fundamental para a causa anti-apartheid.

Comprometido de início apenas com actos não violentos, Mandela e seus colegas aceitaram recorrer às armas após o massacre de Sharpeville (março de 1960), quando a polícia sul-africana atirou em manifestantes negros, desarmados, matando 69 pessoas e ferindo 180 - e a subsequente ilegalidade do CNA e outros grupos anti-apartheid.

COMENTÁRIO:

Mandela indubitavelmente fez um trabalho brilhante (em agosto de 1962 foi preso ) durante o seu percurso político e foi reconhecido unanimemente com uma grande personalidade do mundo contemporâneo.

João