quinta-feira, 10 de maio de 2007

Bono Vox

Em 1960 nasce Bono Vox, cantor irlandês dos U2.

1 comentário:

Anónimo disse...

BONO.

Nome completo: Paul David Hewson
Origem(ns): Dublin
País de nascimento: Irlanda
Data de nascimento: 10 de Maio de 1960

Instrumento(s): vocais e guitarra
Gênero(s): rock, pop rock
Gravadora(s): Universal music
Afiliação(ões): U2
Website: www.u2.com
Sir Paul David Hewson, conhecido como Bono, (Dublin, 10 de Maio de 1960) é um cantor irlandês, líder do grupo musical U2 e ativista pelos direitos humanos.

Já adolescente, ele se identificava com o movimento punk e gostava de barbarizar no colégio, andando pelos corredores com grampos espetados pelo corpo e sangue de mentira vazando pelas falsas feridas causada pelo adereço. Desde essa época, já namorava sua actual esposa, Ali, com quem se casou em 1982. Adam Clayton foi o padrinho e os pombinhos tiveram uma Lua-de-Mel tradicional num resort para recém-casado na Jamaica.

Filho de um pai católico romano e uma mãe protestante, Bono cresceu com uma forte fé religiosa mas sem nenhuma denominação fixa. Sua mãe faleceu quando ele tinha catorze anos. Ele estudou no Mount Temple Comprehensive School, e foi lá que adquiriu seu apelido "Bono Vox" (anteriormente "Steinvic von Huyseman", "Houseman", "Bon Murray" e "Bono Vox of O'Connell Street"). Em 1976, Larry Mullen Jr. (baterista do U2) colocou na escola Mount Temple um anúncio procurando por pessoas interessadas por formar uma banda. Apareceram Dave Evans (The Edge), Dick Evans, Adam Clayton e Bono. Dick logo saiu, enquanto os quatros restantes formaram a banda chamada 'Feedback'.

Inicialmente Bono cantava, tocava guitarra e escrevia as canções, mas como The Edge se tornou melhor guitarista, e Bono se dedicou somente aos vocais, mas em algúmas músicas ainda toca sua guitarra.

Ele se casou com Alison 'Ali' Stewart e o casal teve quatro filhos - Jordan Lena (n. 10/05/1989), Memphis Eve ('Eve' n. 07/07/1991), Elijah Bob Patricius Guggi Q (n. 11/08/1999) and John Abraham (n. 20/05/2001).

Seu pseudônimo "Bono Vox" – hoje encurtado para "Bono" – é uma adaptação de Bona Vox, uma marca de aparelho auditivo que em Latim traduz-se como "boa voz". "Bono Vox", entretanto, signfica literalmente "A voz do homem bom", Vox, o sujeito e Bono, o objeto indireto. A palavra Bono também é uma gíria italiana para "sexy".

Em 2005, por suas atitudes humanistas, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz.

Ícone do pop/rock mundial, Bono apesar de ser um performer, nunca deixou suas raízes cristãs. Em toda sua carreira como líder do U2, Bono sempre escreveu músicas que refletissem os ideais cristãos tendo, inclusive, feito uma apresentação para o Papa João Paulo II

Ele se tornou um símbolo na luta contra a pobreza no continente Africano, ajudando às pessoas que lá vivem e necessitam de ajuda para sairem da miséria.

Bono afirma, em sua música "I Still Haven't Found What I'm Looking For", que o que procura é o "Holy Ghost", o Espírito Santo. Bono foi criado com uma base espiritual muito forte, e afirma que acredita sim em um mundo melhor, em que as pessoas serão boas e se amarão.

(está na net, mas...)

João